janelas eficientes blog alu-m

Janelas Eficientes. O que são e como as identificar?


09/01/2020 por marketing

Janelas eficientes são janelas que, devido às suas características, contribuem para aumentar o isolamento térmico e acústico das habitações.

Principais vantagens:

  • Redução da factura de energia;
  • Aumento do conforto térmico;
  • Aumento do conforto acústico;
  • Maior segurança;
  • Fácil instalação;
  • Valorização da sua habitação.

Como identificar janelas pouco eficientes?

Condensação: Janelas pouco eficientes podem formar condensação nos vidros e perfis quando existe uma grande discrepância da temperatura entre o interior e o exterior da habitação;

Temperatura: Quando colocamos a mão no vidro ou no caixilho e estão excessivamente frios;

Ventilação: passagem de ar pelas janelas;

Vedação: problemas na junção das janelas com as paredes.

 

Aspetos a ter em conta na aquisição de janelas?

– Caixilhos:

Os materiais que constituem o caixilho influenciam diretamente o desempenho energético. Estes, podem ser constituídos por PVC, Alumínio ou Madeira, tendo a possibilidade de conjugar materiais, como é o caso das janelas de Alumínio no exterior e Madeira no interior ou PVC no interior e Alumínio no exterior.

– Segurança:

A segurança é fundamental sobretudo para habitações térreas e para estes casos, os vidros laminados são uma boa opção.

– Orientação Solar:

Se a sua habitação tiver janelas orientadas a Norte (pouca radiação solar), tenha em atenção o coeficiente de transmissão térmica da janela (Uw), de forma a minimizar as perdas de calor. Se a sua habitação tiver janelas orientadas a Sul (elevada exposição solar), opte por soluções com valores de fator solar inferiores a 0.56.

– Abertura:

Com uma panóplia de soluções no mercado, escolher a melhor opção torna-se uma tarefa difícil. Desde janelas de correr, batente, oscilo-batente, entre muitas outras. Opte pela solução que melhor se adapta às suas necessidades, tendo em conta que, regra geral, as janelas de correr tem um menor desempenho energético.

– Vidro:

A escolha dos vidros é outro fator importante, sendo os vidros duplos com baixa emissividade, a solução mais utilizada como por exemplo os vidros Planitherm.

Em relação a vidros coloridos, estes deverão ser temperados para prevenir roturas.

Se o seu objetivo passa por melhorar a segurança e o isolamento acústico da sua janela, opte por vidros laminados.

– Acústica:

Dependendo do local onde está situada a sua habitação, este fator poderá ser fundamental. Se residir no interior de uma cidade, o ruído é um dos fatores que deve minimizar e para isso deve optar por soluções que se adequém à localização. (em caso de duvidas, contacte-nos)

 

3 passos para escolher janelas eficientes:

Passo 1:

Recolha a informação necessária sobre a janela que pretende adquirir ou substituir, tendo em conta: dimensões (largura x altura); orientação (Norte, Sul, etc.); Abertura (correr, batente, etc.) e tipo de caixilho (Alumínio, PVC, Madeira, etc.).

Passo 2:

Opte preferencialmente por fazer uma consulta escrita (via email) onde possa indicar claramente os elementos selecionados no passo 1.

Passo 3:

Faça uma seleção, compare as propostas e opte pela proposta que lhe dará mais benefícios em termos de qualidade, conforto e poupança energética.

 

Melhore o conforto da sua casa e reduza os gastos de energia com janelas eficientes.

 

Para mais informações contacte-nos.

Leia também: PASSIVE HOUSE

Deixe um comentário


Mensagem

Newsletter