renovar portas e janelas

O QUE DEVE SABER ANTES DE RENOVAR AS PORTAS E JANELAS DA SUA CASA?


14/09/2021 por marketing

Na hora de renovar uma casa são muitas as dúvidas e poucas as certezas.

Antes de mais, deve ter em conta quais as suas necessidades e priorizá-las. Conforto? Poupança? Segurança?

Tendo as suas necessidades em consideração, no que diz respeito à renovação de portas e janelas há termos que deverá ter em conta na hora de escolher.

 

  • Eficiência Energética:

Está diretamente ligado ao nível de isolamento térmico das janelas e é indicado pelo Coeficiente de Transmissão Térmica (U) que quanto menor for o seu valor, melhor será o desempenho térmico.

O conforto térmico obtém-se através do controlo das perdas de calor entre ambientes com temperaturas distintas e pode ser potenciado através da colocação de vidros baixo emissivos.

 

  •  Isolamento Acústica:

O Isolamento Acústico ganha cada vez mais importância principalmente para quem vive em centros urbanos e quer isolar-se do ruído da cidade.

Para tal, deverá ter em atenção o Índice de Atenuação Acústico (Rw) que lhe indica a capacidade que os materiais utilizados tem em atenuar a propagação do som do exterior para o interior do edifício.

O caixilho e o vidro são elementos determinantes no isolamento tendo o vidro um papel fundamental, uma vez que é geralmente o elemento mais sensível.

 

  •  Ventilação:

A ventilação é um fator indispensável para manter a boa qualidade do ar, seja ela promovida através de uma simples abertura de janela ou através de ventilação inteligente feita a partir de soluções especificamente desenvolvidas para incorporar nas janelas.

Uma ventilação correta torna o ambiente da habitação mais saudável e evita possíveis problemas de condensação.

 

  •  Permeabilidade ao ar e estanquidade à água:

A permeabilidade ao ar define a quantidade de ar que passa através de uma determinada janela ou porta.

A estanquidade à água de um caixilho define-se pela sua capacidade em resistir à infiltração de água. Importa lembrar que toda a água que possa entrar no caixilho tem de ser drenada para o exterior através dos rasgos de drenagem específicos, evitando assim a acumulação e consequente a passagem de água para o interior.

 

  • Acessibilidade

Sistemas com soleira baixa (nivelada com o chão) que eliminam qualquer barreira e permitem que, pessoas com mobilidade reduzida, se possam movimentar facilmente entre dois espaços distintos. Sem interferir com o isolamento característico da porta ou janela.

 

  •  Segurança

As portas e janelas devem ser desenvolvidas com características específicas que tornem a sua casa mais segura, não apenas contra assaltos como também contra acidentes do cotidiano.

Uma porta ou janela deverá ter um “vidro de segurança” que permita reduzir a probabilidade de sinistros por choque, deformação ou incendio.

(Ler artigo sobre “Vidros”)

 

No que diz respeito a portas, a fechadura tem um papel fundamental na segurança e uma boa opção, são as portas com fechaduras de segurança com 5 pontos de fecho.

(Ler artigo sobre “Fechaduras de segurança”)

 

Antes de trocar as suas portas e janelas, aconselhe-se com profissionais da área, coloque as suas questões e faça a escolha acertada.

Invista não só na sua casa mas também na sua qualidade de vida, na sua saúde, no seu descanso.

 

Na Alu-M temos profissionais disponíveis para o ajudar a tomar as melhores decisões.

Contacte-nos para mais informações!

 

Deixe um comentário


Mensagem

Form is deprecated, please cotact the webmaster to upgrade this form.