Janelas Eficientes. O que são e como as identificar?
Janelas eficientes são janelas que, devido às suas características, contribuem para aumentar o isolamento térmico e acústico da habitação.
Principais vantagens:
- Reduzem a fatura de energia;
- Aumentam o conforto térmico e acústico;
- Melhoram a segurança;
- São de fácil instalação;
- Valorizam a habitação.
Como identificar se as janelas são pouco eficientes?
Condensação: Janelas pouco eficientes tendem a formar condensação nos vidros e perfis quando existe uma grande discrepância da temperatura entre o interior e o exterior da habitação;
Temperatura: Quando colocamos a mão no vidro ou no caixilho e estão excessivamente frios;
Ventilação: passagem de ar pelas janelas;
Isolamento: problemas na junção da janela com a parede.
Aspetos a ter em conta na aquisição de janelas?
– Caixilhos:
Os materiais que constituem o caixilho influenciam diretamente o desempenho energético. Estes, podem ser constituídos por PVC, Alumínio ou Madeira, tendo a possibilidade de conjugar materiais, como é o caso das janelas de Alumínio no exterior e Madeira no interior ou PVC no interior e Alumínio no exterior.
– Segurança:
A segurança é fundamental sobretudo para habitações térreas e para estes casos, os vidros laminados são uma boa opção.
– Orientação Solar:
Se a sua habitação possuir janelas orientadas a Norte (pouca radiação solar), tenha em atenção o coeficiente de transmissão térmica da janela (Uw), de forma a minimizar as perdas de calor. Se a sua habitação possuir janelas orientadas a Sul (elevada exposição solar), opte por soluções com valores de fator solar inferiores a 0.56.
– Abertura:
Com uma panóplia de soluções no mercado, escolher a melhor opção torna-se uma tarefa difícil. Desde janelas de correr, batentes, oscilo-batentes, entre muitas outras. Opte pela solução que melhor se adaptam às suas necessidades, tendo em conta que, regra geral, as janelas de correr tem um menor desempenho energético.
– Vidro:
A escolha dos vidros é outro fator importante, sendo os vidros duplos com baixa emissividade, a solução mais utilizada como por exemplo os vidros Planitherm.
Em relação a vidros coloridos, estes deverão ser temperados para prevenir roturas.
Se o seu objetivo passa por melhorar a segurança e o isolamento acústico da sua janela, opte por vidros laminados.
– Acústica:
Dependendo do local onde está situada a sua habitação, este fator poderá ser fundamental. Se residir no interior de uma cidade, o ruído é um dos fatores que deve minimizar e para isso deve optar por soluções que se adequem à localização. (em caso de duvidas, contacte-nos)
3 passos para escolher janelas eficientes:
Passo 1:
Reúna a informação necessária sobre a janela que pretende adquirir ou substituir, tendo em conta: dimensões (largura x altura); orientação (Norte, Sul, etc.); Abertura (correr, batente, etc.) e tipo de caixilho (Alumínio, PVC, Madeira, etc.).
Passo 2:
Opte preferencialmente por fazer uma consulta escrita (via email) onde possa indicar claramente os elementos selecionados no passo anterior
Passo 3:
Faça uma seleção, compare as propostas e opte pela proposta que lhe dará mais benefícios em termos de qualidade, conforto e poupança energética.
Adquira janelas Eficientes e melhore o conforto da sua casa enquanto reduz os gastos de energia.
Para mais informações contacte-nos.
Leia também: PASSIVE HOUSE