Portas de entrada. Conheça os principais tipos e saiba qual a melhor opção.


03/04/2020 por marketing

As portas de entrada para além de indispensáveis na segurança das nossas casas são o seu “cartão-de-visita”.

Ao se construir ou remodelar um imóvel, é fundamental escolher uma porta que reúna design, funcionalidade, durabilidade e segurança.

Porém, com tanta oferta no mercado, torna-se difícil escolher a que melhor se adequa à nossa habitação, e por isso, damos-lhe uma ajuda.

 

As portas são um elemento muito importante! Porquê?

Quando pensamos em portas, percebemos que se trata de um elemento fundamental em qualquer habitação, que para além de ser parte integrante na decoração, é essencial para manter a privacidade e segurança tanto do imóvel como dos seus habitantes. Sendo também responsável por proteger o interior de intempéries e ruído vindos do exterior.

Portas exteriores, são aquelas que estão expostas às intempéries e ou que permitem o acesso principal ao imóvel, a partir da rua ou de áreas comuns.

Este tipo de portas têm características específicas e diferentes das portas interiores, como por exemplo:

  • Elevado grau de segurança;
  • Habitualmente mais compactas e pesadas;
  • Constituídas por material altamente resistente.

 

Que tipos de modelos de portas de entrada existem?

– PORTAS DE CORRER: As portas de correr são excelentes para otimizar o espaço e conferir um ar moderno e prático ao imóvel. Como correm para o lado, oferecer um bom ajuste de luminosidade e graças aos rolamentos dos rodízios que as movem, impedem a entrada de sujidade do exterior, servindo também como isolante acústico.

 

– PORTAS DE ABRIR: As portas de abrir são as mais comuns e também as mais estanques térmica e acusticamente sendo a solução indicada para locais com altos níveis de ruído.

 

– PORTAS PIVOTANTES: As portas pivotantes acrescentam elegância, sofisticação e modernidade a qualquer habitação. Este modelo funciona de uma forma parecido com a porta de abrir, mas em vez de dobradiças convencionais, utiliza pivôs, girando assim em torno do próprio eixo sem necessitar de dobradiças. As portas pivotantes complementa a decoração de forma grandiosa e são geralmente utilizadas em residências contemporâneas.

 

De que materiais podem ser feitas?

ALUMÍNIO: O alumínio tem a vantagem de ser resistente, de simples manutenção e durável, uma vez que não enferruja. Devido às suas características e ao facto de não ser muito abundante ou fácil de ser extraído, o preço pode ser mais elevado.

 

PVC: O PVC é versátil e durável, sendo um bom isolante térmico e acústico, além de não oxidar. Tem a vantagem de conservar a temperatura interna da residência e ser de manutenção simples e resistente à corrosão.

 

MADEIRA: Oferece beleza estética e elegância, além de assegurar um bom isolamento acústico e térmico. Este material não deve ser exposto à chuva, sendo possível aplicar um produto que a isole e proteja da humidade. Relativamente à manutenção, é importante lembrar que as portas de madeira exigem manutenção, com pintura ou verniz.

 

FERRO/AÇO: O ferro/aço é hoje em dia muito utilizado em obras contemporâneas assim como em projetos de renovação de obras públicas. Como naturalmente não é um material resiste à água, passa por um tratamento que o torna resistente à corrosão, melhorando assim as suas características.

 

VIDRO: Apesar do vidro ser mais utilizado, por exemplo, em portas de escritórios e clínicas, também pode ser utilizado em portas de habitações, embora não seja o mas usado. Mas quando aplicado em imóveis, aconselha-se a utilização de vidros de aparência fosca, ficando ótimo quando conjugado com portas de correr ou pivotantes. Tem a vantagem de proporcionar muita luminosidade e versatilidade e de ser resistente à corrosão apesar de ser um elemento frágil que precisa de cuidados redobrados durante a sua instalação.

 

Que considerações deve ter na hora de escolher?

  • Ambiente e finalidade: As portas devem ser escolhidas com base no ambiente onde serão colocadas.
  • Elementos indispensáveis:Ferragens (dobradiças, fechadura* e cilindro )

 

*As nossas portas de entrada são equipas com fechaduras ROTO com cinco pontos de fecho.

 

A pensar na sua segurança, a alu-M utiliza cilindros de segurança/alta segurança que se caracterizam por serem irreproduzíveis contra cópias fraudulentas e resistentes à perfuração com broca, bumping e gazuas.

Exemplos de marcas que utilizamos: TESA; SANTOS, entre outras marcas conceituadas no mercado.

 

Em síntese, conforto térmico e acústico, poupança e segurança, eis alguns dos motivos essenciais para optar pelas portas de entrada da Alu-M.

Deixe um comentário


Mensagem

Newsletter