Passive House. Mais que uma casa eficiente!
O conceito de Passive House ou “Passivehaus”, surgiu primeiramente na Alemanha nos anos 80, chegando décadas mais tarde a Portugal, no ano de 2012.
A Passive House são casas eficientes do ponto de vista energético, construídas de forma a melhorar o rendimento térmico de um edifício.
A elevada qualidade térmica dos materiais utilizados (ex.: parede, portas e janelas) na sua construção, melhoram o rendimento térmico e o conforto, diminuindo por consequência, o consumo energético, independentemente da zona climática onde se encontra e da arquitetura do edifício.
VANTAGENS:
- Melhoria da qualidade do ar no interior;
- Excelentes padrões de conforto térmico;
- Diminuição do consumo energético;
- Baixa custo;
- Baixa manutenção;
- Elevada satisfação do utilizador;
- Edifícios eficientes e mais duradouros.
A construção de uma Passive House, respeita normas que assentam no desempenho do edifício e que obrigam ao cumprimento de determinados requisitos, tais como:
- Aquecimento e Arrefecimento: as necessidades anuais de aquecimento e de arrefecimento não poderão exceder os 15 kWh(m²a), ou pico 10 W/m²;
- Energia primária: as necessidades anuais de energia primária para a totalidade do aquecimento/ arrefecimento, não poderão exceder os 120 kWh(m²a) (PE) ou 60 kWh(m²a) (PER);
- Conforto Térmico: A temperatura no interior do edifício deve ser estar entre os 20°C e 25ºC.
ASPETOS A TER EM CONTA NA SUA CONSTRUÇÃO:
- Definir portas e janelas de elevado desempenho* ;
- Assegurar o elevado nível de isolamento;
- Minimizar das pontes térmicas (ex.: paredes, cobertura, fundações, etc.);
- Vãos envidraçados *;
- Estanquidade do edifício (evita correntes de ar, perdas de calor, aumenta a eficiência do sistema de ventilação, contribui para a eficiência do isolamento térmico e acústico e melhora a qualidade do ar).
* As melhores Janelas para instalar na sua Passive House:
As janelas são elementos essenciais para assegurar o conforto no interior do edifício, contribuindo para a otimização da iluminação solar.
Exemplos:
- COR 80
Solução em Alumínio para Passive House que visa melhorar o rendimento térmico do edifício. Apresenta certificação para a zona de Temperatura-WARM, com uma espessura de vidro até 65mm.
- Série 9000
Sistema batente em PVC para Passive House com 6 câmaras internas que se traduzem em níveis de excelência de eficiência energética a isolamento acústico.
Nota: A certificação de Passive House pode ser obtida através Passivhaus Institut ou por um certificador acreditado.
Após os primeiros passos na implementação do conceito em Portugal, verificou-se que é possível obter edifícios confortáveis, com baixo consumo energético e com impactos ambientais reduzidos.
Invista no seu bem-estar!
Conheça os nossos produtos e, sempre que precisar, entre em contacto connosco.