passivehaus

Passive House. Mais que uma casa eficiente!


10/07/2020 por marketing

O conceito de Passive House ou “Passivehaus”, surgiu primeiramente na Alemanha nos anos 80, chegando décadas mais tarde a Portugal, no ano de 2012.

A Passive House são casas eficientes do ponto de vista energético, construídas de forma a melhorar o rendimento térmico de um edifício.

A elevada qualidade térmica dos materiais utilizados (ex.: parede, portas e janelas) na sua construção, melhoram o rendimento térmico e o conforto, diminuindo por consequência, o consumo energético, independentemente da zona climática onde se encontra e da arquitetura do edifício.

 

VANTAGENS:

  •  Melhoria da qualidade do ar no interior;
  • Excelentes padrões de conforto térmico;
  • Diminuição do consumo energético;
  • Baixa custo;
  • Baixa manutenção;
  • Elevada satisfação do utilizador;
  • Edifícios eficientes e mais duradouros.

 

A construção de uma Passive House, respeita normas que assentam no desempenho do edifício e que obrigam ao cumprimento de determinados requisitos, tais como:

  • Aquecimento e Arrefecimento: as necessidades anuais de aquecimento e de arrefecimento não poderão exceder os 15 kWh(m²a), ou pico 10 W/m²;
  • Energia primária: as necessidades anuais de energia primária para a totalidade do aquecimento/ arrefecimento, não poderão exceder os 120 kWh(m²a) (PE) ou 60 kWh(m²a) (PER);
  • Conforto Térmico: A temperatura no interior do edifício deve ser estar entre os 20°C e 25ºC.

 

ASPETOS A TER EM CONTA NA SUA CONSTRUÇÃO:

  1. Definir portas e janelas de elevado desempenho* ;
  2. Assegurar o elevado nível de isolamento;
  3. Minimizar das pontes térmicas (ex.: paredes, cobertura, fundações, etc.);
  4. Vãos envidraçados *;
  5. Estanquidade do edifício (evita correntes de ar, perdas de calor, aumenta a eficiência do sistema de ventilação, contribui para a eficiência do isolamento térmico e acústico e melhora a qualidade do ar).

 

* As melhores Janelas para instalar na sua Passive House:

As janelas são elementos essenciais para assegurar o conforto no interior do edifício, contribuindo para a otimização da iluminação solar.

Exemplos:

  • COR 80

Solução em Alumínio para Passive House que visa melhorar o rendimento térmico do edifício. Apresenta certificação para a zona de Temperatura-WARM, com uma espessura de vidro até 65mm.

Mais informações aqui.

 

  • Série 9000

Sistema batente em PVC para Passive House com  6 câmaras internas que se traduzem em níveis de excelência de eficiência energética a isolamento acústico.

Mais informações aqui.

 

Nota: A certificação de Passive House pode ser obtida através Passivhaus Institut ou por um certificador acreditado.

Após os primeiros passos na implementação do conceito em Portugal, verificou-se que é possível obter edifícios confortáveis, com baixo consumo energético e com impactos ambientais reduzidos.

Invista no seu bem-estar!

Conheça os nossos produtos e, sempre que precisar, entre em contacto connosco.

 

Deixe um comentário


Mensagem

Form is deprecated, please cotact the webmaster to upgrade this form.